terça-feira, fevereiro 28, 2006

Dia 6 - 19.02.06 por Bruno

Ensaiamos novamente nesse domingo, mas sem diretor. O objetivo era de que montássemos mini-cenas com base em pequenos núcleos de acontecimentos escolhidos dentre trechos do texto que estamos estudando: ‘O Artista da Fome’ de Franz Kafka. Trabalhamos os personagens dessas cenas nos valendo da experiência obtida nos diversos exercícios físicos realizados durante todo o nosso processo de pesquisa ano passado e dos ensaios desse ano. Em exercícios recentes exploramos intensidades físicas (forte, fraco, leve, pesado, rápido, lento) dos personagens e sua composições com base em características importadas de animais diversos.

Como havíamos escolhido três trechos distintos, criamos uma maneira de juntarmos todos eles em uma única cena, que abrangeria no tempo todos os acontecimentos relatados nesses núcleos.

Exploramos os trechos individualmente, antes de montarmos a cena de forma íntegra. O Haruki explorava o artista da fome sozinho, experimentando gestos e sensações (inclusive de desconforto) do personagem. Eu e a Luiza criávamos, com base nas citações dos núcleos, personagens que interagiam entre si e com o artista da fome. Atentávamos, eventualmente, as intensidades de cada um, mas nos aprofundamos pouquíssimos (ou quase nada) em suas personalidades propriamente-ditas.

Nos preocupamos com a limpeza dos gestos e na fluência coesa da cena, que ficou, particularmente, muito interessante. Com pouquíssimas situações tiradas de um texto tão rico em detalhes, acredito que conseguimos passar - em uma cena de menos de 2 minutos - toda sua idéia central.

Aliado aos estudos de exercícios físicos, estamos analisando teorias nos livros de Stanislavski (Manual do Ator) e de Weil & Tampakow (O Corpo Fala) como forma de complementação e detalhamento.

Abraços.

b.