sábado, abril 08, 2006

Dia 11 - 07.04.06 por Haruki

Admito que não esperava muito do ensaio. Sexta-feira, 19:30, depois de uma semana pra lá de cansativa, com o nosso diretor enfrentando mais de uma hora de trânsito para chegar ao local do ensaio, e a maioria tendo que acordar cedo no sábado. Mas, para a minha surpresa e felicidade, foi um ensaio bastante produtivo, ainda que curto.

Começamos com o nosso já tão falado aquecimento com bastões. Tenho gostado cada vez mais destes aquecimentos, em cada ensaio o Pedro propõe algum exercício novo ou uma variação de um antigo. Desta vez começamos com o exercício de ataque/defesa e então fizemos o que ele chamou de espelho radial. Radial pois nos dispomos em um triângulo e duas pessoas faziam o espelho da terceira. Mas a diferença fundamental é que não era um espelho, estava mais para "siga o mestre", uma vez que devíamos movimentar o mesmo lado do mestre, e não fazer o seu reflexo. Muito difícil, muito mais difícil do que fazer o espelho. E então o Pedro adicionou o exercício de ataque/defesa ao espelho, o que foi bastante interessante, pois representava uma quebra súbita daqueles movimentos suaves e harmônicos que estávamos fazendo.
Por fim, fizemos o exercício dos movimentos sem poder tirar as mãos do bastão, e após um tempo, passamos a fazer o exercício cada um como um personagem que montamos em ensaios anteriores. Isso foi muito bom, pois após quase um mês sem trabalharmos esses personagens, os sentimentos, sensações, estavam enferrujados. Pelo menos eu tive uma certa dificuldade para "ajustar" o persongem ao exercício, coisa que eu tenho certeza que não teria acontecido caso tivéssemos feito isso 3 semanas atrás.

Depois desse aquecimento, sentamos para conversar sobre o texto. Não sei se a idéia do Pedro era essa, só sei que de repente estávamos os 4 sentados, conversando sobre possibilidades, espaços, cenários, cenas, trilha... foi um ótimo brainstorm, realmente precisamos fazer isso com frequencia, uma vez que a proposta é criar um texto a partir de um conto. Assim, gostei bastante de tudo o que discutimos, das idéias para a ambientação, para o criar o clima adequado... a única coisa que me preocupou um pouco, mas isso muito depois de já termos terminado o ensaio, é que tivemos tantas idéias sobre ambiente, atmosfera, maquiagem, "efeitos especiais" com luz e fumaça, personagens exóticos, etc, que acabamos nos esquecendo de pensar na história do jejuador, em todas as questões sobre o que é arte, sacrifício, aceitação, enfim, falamos muito sobre a parte superficial, sobre a parte exterior, sobre a imagem, mas acho que faltou discutirmos um pouco mais sobre como encaixaremos na peça todas as questões que levantamos, e que são, na minha opinião, o grande trunfo da peça.

Mas com certeza haverá outros muitos brainstorms, e tenho certeza que não deixaremos isso passar novamente.