domingo, maio 21, 2006

Começando - Dia 17, por Haruki

Por fim começamos. Pelo menos foi essa a sensação que tive ao final deste ensaio. Calma, fizemos muita coisa até agora, muito exercícios, muitas discussões, muitos trabalhos com imagens e personagens, começamos pra valer há 17 ensaios. O que eu quero dizer é que, enfim, cada um tem o seu personagem, pelo menos para o primeiro ato. E com essa definição surge toda uma nova vontade de se trabalhar, de se refazer os exercícios, de se procurar novas imagens, de se pensar em falas e diálogos, porém desta vez focado para o "seu" personagem.

Começamos o ensaio com um aquecimento com bastões. Foi o já tradicional arremesso de bastão, porém desta vez com 5 bastões ao mesmo tempo, depois 4 e por fim, 2 bastões. Bem mais difícil do que parece, uma fração de instantes de desconcentração... e lá vai o bastão em direção a uma pessoa que não o está esperando...

E então começamos a trabalhar com os personagens. Na verdade, como o Pedro já colocou no post anterior, os personagen estavam definidos, mas não chegamos a começar os trabalhos com eles no ensaio 16.

Eu fiquei com o Jejuador. Vai ser bom ter um único personagem, uma experiência diferente de nossa última montagem, quando eu fiz pelo menos 4 personagens grandes e uma série de personagens pequenos.

E vai ser bem difícil. O Jejuador no auge foi muito pouco trabalhado nos ensaios, nas imagens. Não o tenho claro na cabeça, na verdade não o tenho de forma alguma ainda (o que talvez seja bom). Não tenho idéia de como ele anda, de como ele fala, de como se veste... não sei sobre a qualidade dos movimentos, se são rápidos, lentos, sinuosos, diretos, longos, curtos... tenho uma noção do que ele pensa e do que ele sente, devido às nossas discussões sobre o conto, mas ainda é vago...

Mas queria fazê-lo de forma a contrastar bastante com as próximas fases dele, para ressaltar a transformação pela qual ele passará. Por isso queria fazê-lo mais ativo, participativo, talvez com um ar arrogante, talvez até jovial, por que não? Mas preciso de mais referências, referências novas, pois todas as que tenho de jejuadores, faquires e afins são de pessoas velhas, resignadas, passivas, extremamente calmas... enfim, de certa forma o oposto do que procuro. Em outras palavras, quero fazer um Jejuador que é o oposto do que eu conheço como Jejuador... fácil, né? Não sei nem por onde começar... na verdade sei... imagens! Tem ajudado bastante no trabalho de composição, e tenho certeza de que será fundamental para que eu ache o tom certo para o meu personagem.

Neste ensaio utilizei duas imagens clássicas de jejuadores e uma imagem de um boxeador com ar orgulhoso, arrogante, esnobe. Uma das imagens de jejuador possui um olhar meio fundo, com um "quê" de insano que eu gostei bastante. Afinal, como disse o Pedro, não dá para um jejuador ser normal mesmo... e esse olhar trouxe um ar jovial que eu buscava. O boxeador arrogante ajudou na postura, com a cabeça sempre levemente levantada, o corpo bem ereto. E o outro jejuador trouxe a posição clássica de jejuador, com as pernas cruzadas e as mãos sobre os joelhos.

Acho que foi um bom começo. Mas valeu principalmente pra ver como eu estou longe do que quero para o personagem.

E vamos que vamos!!!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

terça-feira, julho 04, 2006 11:03:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

sexta-feira, julho 21, 2006 4:50:00 AM  

Postar um comentário

<< Home